Alimentos vegetais substitutos da carne

Alimentos vegetais substitutos da carne

Desengane-se quem pensa que é impossível viver sem carne, pois cá estamos nós para provar isso!

Existem vários alimentos substitutos da carne, com as proteínas necessárias para uma correcta alimentação. Vamos ver quais são!

Principais alimentos substitutos da carne

Seitan

Este alimento é muito comum na alimentação vegana e vegetariana. É derivado do trigo e é uma boa fonte de proteínas. Além disso, é de fácil digestão, não tem colesterol e tem menos calorias do que a carne.

Pode ser cozinhado da mesma forma que a carne: cozido, assado, estufado, grelhado…

Leia o artigo sobre o seitan.

Soja

É um dos alimentos mais conhecidos para substituir a carne (e o leite também). É uma leguminosa rica em proteínas.

Tofu

O tofu é feito a partir da soja, mais concretamente da bebida coalhada. Também é conhecido como queijo de soja. Não só é uma boa fonte de proteína vegetal, como também de minerais e cálcio. Além disso, adquire facilmente o sabor dos molhos e dos temperos.

Saiba mais sobre o tofu neste artigo.

Leguminosas

As leguminosas são óptimos substitutos da carne. Estes alimentos são igualmente bastante versáteis e nutritivos. Estamos a falar do feijão, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas e muito mais.

Feijão: é rico em potássio, fósforo, zinco, ferro e proteínas. Também está isento de gorduras, substituindo perfeitamente a carne.

Grão-de-bico: é a leguminosa com mais proteínas. As suas propriedades dão a sensação de bem-estar e satisfação.

Ervilhas: não só contêm os aminoácidos ideais para desportistas, como também são de fácil digestão.

Lentilhas: a sua quantidade de proteína é aproximada à do feijão. No entanto, tem mais ferro, sendo ideal para prevenir anemias.

Cogumelos

Apesar de não serem muito ricos em proteínas, os cogumelos substituem bem a carne, porque sempre têm mais conteúdo proteico do que os restantes vegetais. Além disso, a sua textura e sabor são semelhantes à carne. Existem vários tipos de cogumelos, sendo um alimento bastante versátil.

Quinoa

É parecida com o arroz e o milho. Não só é muito rica em proteína, fibra e minerais, como também cálcio e magnésio. Pode fornecer até 15 gramas de proteína por cada 100 gramas.

Sementes

Sementes como a linhaça, chia, girassol e abóbora são excelentes fontes de proteína. Além disso, fornecem gorduras boas para o nosso organismo, bem como de cálcio, potássio e magnésio.

Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!

Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.

Close Menu