Seitan: a alternativa proteína vegetal

Seitan: a alternativa proteína vegetal

O seitan é muito usado no mundo vegano para substituir a carne, pois é rico em proteínas e devido à sua forma de preparação. Este alimento de origem oriental é feito a partir da proteína da farinha de trigo, o glúten.

Vamos saber mais sobre o este alimento.

O que é o seitan?

É uma massa fibrosa preparada com molho de soja, um pouco esponjosa, que absorve muito bem os sabores dos condimentos. É usado em pratos vegan como lasanha, grelhados, assados, etc.

No seu processo de fabrico, a farinha de trigo é lavada até perder as gorduras e os hidratos de carbono, sobrando somente o glúten. Esta proteína é insolúvel e é a que dá elasticidade às massas, como por exemplo o pão.

Apesar de ser uma boa fonte de proteína, o seitan também tem vitamina B, ferro, fibra e potássio.

Vantagens do seitan

Benefícios para a saúde

Sendo composto por minerais, ferro e outros nutrientes, é um alimento benéfico para a saúde em geral.

Baixo valor energético

O seitan faz com que o corpo não acumule gordura. Além disso, a sua digestão é fácil e eficaz, assim como a assimilação de nutrientes.

Dieta saudável

Como referido acima, o seitan não permite a acumulação de gordura. Também o seu conteúdo proteico ajuda a manter os tecidos funcionais.

Ajuda o trânsito intestinal

Graças às fibras, ajuda a prevenir a prisão de ventre. Além disso, ajuda na manutenção dos níveis de colesterol.

Sem compostos prejudiciais à saúde

E um alimento de origem natural e, por isso, evita preocupações relativas a compostos prejudiciais à saúde existentes noutros alimentos.

Receita de seitan caseiro

Ingredientes

450 gramas de farinha de trigo integral

2 colheres pequenas de sal

300 ml de água

Molho de soja

Gengibre ralado

Preparação

Junte todos os ingredientes e mexa bem. Note que a consistência deverá ser idêntica à massa de fazer pão. Quanto estiver com esse aspecto, envolva tudo durante mais uns 5 minutos.

Em seguida, encha um recipiente grande com água e adicione mais uma pitada de sal. Coloque esta massa dentro da água e deixe repousar durante meia hora.

Passados os 30 minutos, retire a massa e lave com água fria corrente. Enquanto isso, amasse e pressione manualmente. Se porventura notar que não está a fazer grande efeito, volte a colocar na água e deixe repousar mais uns minutos.

Lave e amasse até que a água deixe de sair branca. Assim, irá retirar todo o amido da massa, de modo a ficar somente o glúten. Por fim, deverá resultar numa massa dura e elástica, que tem de repousar mais 30 minutos dentro de água.

Em seguida, coza a massa com molho de soja e um pouco de gengibre ralado, durante 60 minutos. Deixe arrefecer e está o seu seitan pronto.

Veja mais receitas com seitan:

Bifanas veganas: clique aqui.

Rancho vegano: clique aqui.

Close Menu