Benefícios das sementes para a nossa saúde

Benefícios das sementes para a nossa saúde

As sementes estão cada vez mais na moda, o que é bom sinal. A preocupação com a saúde, a silhueta e o bem-estar é a principal causa do aumento do seu consumo.

Os benefícios das sementes são imensos. Elas são ricas em minerais, vitaminas, proteínas, fibras e gorduras insaturadas. Existem até sementes com características únicas. O seu consumo pode ajudar prevenir doenças, dar mais energia e até mesmo a emagrecer. No entanto, não convém exagerar, pois, como diz o ditado, “tudo o que é demais é erro”. As sementes contêm elevado valor energético, pelo que devem ser consumidas com moderação, como qualquer alimento.

Como aproveitar os benefícios das sementes?

Pode consumi-las inteiras ou moídas. Adicione a saladas, receitas de pão e bolos, ou até mesmo como acompanhamento de iogurte, fruta e cereais. Lembre-se que a ingestão de sementes deve ser acompanhada pelo adequado consumo de água.

Benefícios das sementes

Linhaça

A linhaça pode ajudar a controlar os diabetes, bem como contribuiu para o bom funcionamento do intestino, para limpeza das artérias e para a saúde da pele. Estes benefícios dão-se à presença de ómega 3 e 6, que trabalham na redução do mau colesterol, LDL. Contribuem ainda para a saúde cardiovascular, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, a linhaça aumenta a saciedade e contém fibras boas para o intestino.

Chia

A chia é rica em vitaminas do complexo B, bem como de minerais, como: cálcio, potássio, fósforo, magnésio, zinco, cobre e ferro. Graças ao cálcio, a chia é uma boa opção para quem tem osteoporose e obesidade.

Além disso, é rica em antioxidantes, ajudando a reduzir os radicais livres e a prevenir o envelhecimento celular. Do mesmo modo, tem efeito laxante, melhorando o funcionamento do intestino.

Quinoa

A quinoa tem alto valor nutricional, pois é fonte de proteínas, hidratos de carbono, minerais, vitaminas, aminoácidos, cálcio e fibras. É um dos alimentos mais completos. Alguns dos seus aminoácidos promovem a memória e os reflexos, bem como dão a sensação de bem-estar.

Aveia

O consumo regular da aveia promove o bom funcionamento do intestino, na medida em que os nutrientes são bem absorvidos pelo organismo e deixa de ser “preguiçoso”. As suas fibras contribuem para que o açúcar não caia tanto na corrente sanguínea. Por isso, é uma boa opção para a redução da LDL, pois as suas fibras, sendo solúveis em água, transformam-se num gel, evitando o depósito de gordura nas artérias.

Sementes de girassol

São fonte de vitamina E, que é um bom antioxidante. As suas propriedades ajudam a reduzir o colesterol mau, o LDL, bem como melhoram o sistema imunológico.

Também contêm magnésio, ideal para relaxar os nervos, assim como selénio, que ajuda a desintoxicar o organismo.

Sementes de abóbora

São ricas em ferro, zinco, proteínas, magnésio e vitaminas do complexo B, ajudando a saciar. A presença de antioxidantes nas sementes de abóbora eliminam os radicais livres. Também contêm aminoácido triptofano, que ajuda a reduzir a ansiedade.

Sésamo

Estas sementes são ricas em cálcio, magnésio, vitamina B1, ferro, fósforo, selénio, zinco e fibras. Além disso, também contêm antioxidantes e são boas para reduzir o colesterol e a pressão arterial.

Cânhamo

Contêm todos os aminoácidos, incluindo aqueles que o corpo não consegue produzir. As sementes de cânhamo também são ricas em ácidos gordos essenciais, vitaminas, minerais, antioxidantes, enzimas e fitoesteróis (bons para baixar o colesterol). O óleo de cânhamo é muito usado em produtos de beleza, pois promove a saúde da pele e o crescimento de células saudáveis.

Papoila

As sementes de papoila são ricas em ferro, potássio, zinco, fósforo, magnésio, cálcio, bem como vitaminas B1, B6 e B9. Contribuem para a manutenção dos ossos e dentes saudáveis, assim como promovem o bom funcionamento muscular e do sistema imunitário.

Dados todos estes benefícios das sementes, devemos incluí-las na nossa alimentação.

Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!

Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.

Close Menu