Ainda existe o estereótipo de que veganismo e desporto não são compatíveis. As pessoas ainda associam os vegan a pessoas magras, com pouca massa muscular e que não conseguem fazer desporto. Neste artigo, vamos provar que a alimentação vegana no desporto é SIM possível!
Diferenças entre a alimentação tradicional e a alimentação vegana no desporto
Na verdade, não há assim muitas diferenças, pois os princípios básicos da nutrição continuam lá. É preciso garantir que ingerimos as calorias necessárias ao nosso organismo. Além disso, há que ter os macronutrientes em atenção, ou seja, proteína, gordura e hidratos de carbono. Precisamos dos três, em diferentes quantidades. Por isso, qualquer dieta que exclua qualquer um deles está errada.
- Hidratos de carbono: batata, batata-doce, aveia, massa integral, arroz, etc.
- Proteína: seitan, leguminosas, tofu, cogumelos, etc.
- Gordura: frutos secos (nozes, amêndoas, cajus), sementes (chia, linhaça, girassol), etc.
Onde está a proteína vegetal?
Para praticar desporto, já sabemos que é preciso ingerir proteínas para melhores resultados e para se conseguir praticar a actividade.
Ainda existe muito a ideia de que é difícil conseguir a proteína necessária numa alimentação vegana. No entanto, isso não é verdade, pois existem muitas fontes de proteína vegetal. As leguminosas, o feijão, as lentilhas, grão-de-bico, ervilhas e soja são alguns exemplos. Para saber mais, leia este artigo sobre fontes de proteína vegetal. A grande vantagem destas proteínas em relação à carne, na dieta tradicional, é o facto de não conterem colesterol, gordura saturada, assim como outros componentes de origem animal que não são saudáveis. Além disso, estes alimentos são ricos em fibra vitaminas, minerais e aminoácidos necessários.
Em suma, a alimentação vegana no desporto é, sem sombra de dúvida, possível e adequada para toda a gente. Além disso, pode até mesmo trazer inúmeras vantagens, já que não contém colesterol nem gorduras saturadas, como a alimentação tradicional.
Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!
Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.