Os pratos tradicionais portugueses costumam vir com muita carne; são tudo menos vegan! No entanto, é bem possível “veganizá-los”. A receita de hoje é cozido à portuguesa vegan, com os ingredientes normais, como batata e cenoura, e com os substitutos das carnes, como seitan e chouriço de soja.
Receita de cozido à portuguesa vegan
Ingredientes
6 batatas pequenas
4 cenouras
2 nabos
1 couve (qualquer tipo de couve. Lombarda, branca…)
500 gramas de seitan
1 chouriço de soja
2 chávenas de feijão cozido
4 dentes de alho
Pimentão-doce q.b.
Cominhos q.b.
2 folhas de louro
Meio litro de água
Sal q.b.
Azeite q.b.
Preparação
Comece por descascar as batatas, as cenouras e os nabos, cortando ao meio ou em quartos. Em seguida, lave a couve e corte-a em quartos. Depois, corte o seitan em pedaços e o chouriço de soja às rodelas.
Numa panela, coloque o seitan e tempere com um fio de azeite, o alho picado, o pimentão-doce, os cominhos, o louro e sal. Leve ao lume e salteia durante 8 a 10 minutos, de modo a absorver bem o tempero e ficar dourado. Depois retire para um prato e tape, para manter a temperatura.
Na mesma panela, coloque as batatas, as cenouras, os nabos, a couve e 2 rodelas de chouriço de soja. Junte água a ferver com sal. Deixe cozer até os legumes estarem tenros.
Por fim, retire os legumes com uma escumadeira e coloque-os numa travessa com o seitan, o resto do chouriço de soja cortado às rodelas e o feijão cozido. Regue com um fio de azeite.
E está pronto a servir! Se preferir, pode optar por servir com arroz branco, como é servido o cozido à portuguesa tradicionalmente.
Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!
Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.