O ferro desempenha um papel indispensável no nosso organismo. A sua principal função é o transporte de oxigénio no sangue pró intermédio da hemoglobina existente nos glóbulos vermelhos. Assim, ajuda a prevenir a anemia. Quando se fala em fontes de ferro, a primeira coisa que vem à mente é a carne vermelha. No entanto, a Natureza encarregou-se de ajudar os veganos, pois o ferro pode ser encontrado em muitos alimentos que não vão contra a dieta vegan.
Benefícios do ferro para o organismo
Previne a anemia
Sendo um dos principais componentes da hemoglobina, a falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, dando origem à anemia. No entanto, não é preciso ter anemia para haver deficiência de ferro. Apesar de a pessoa não ter anemia, a falta de ferro causa fadiga, dificuldade de concentração, diminuição da vivacidade, fraqueza muscular e há maior probabilidade de infecções.
Bom para o coração
O ferro é parte formadora de proteínas chamadas mioglobinas, que se encontram no miocárdio. São portanto responsáveis pela boa oxigenação deste músculo.
Fortalece a imunidade
Este mineral age na manutenção do sistema imunológico. Por isso, a falta de fontes de ferro leva a que a pessoa esteja mais vulnerável a infecções.
Imprescindível para a oxigenação
O ferro é essencial para o transporte de oxigénio para todo o corpo, através da hemoglobina. Assim, ele actua como fixador do oxigénio nas fibras musculares, para proteger de lesões musculares durante a privação de oxigénio. Além disso, este factor faz com que dê mais energia.
É bom para a pele
O ferro desempenha um papel importante na formação de colagénio e elastina. Estes dois componentes são necessários na integridade do tecido conjuntivo. Por isso, este mineral é fulcral para manter a saúde da pele.
Quer saber quais as principais fontes de ferro?
Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!
Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.