Nos dias de hoje, as palavras “vegan” e “vegetariano” tornam-se cada vez mais comuns no vocabulário dos portugueses. Contudo, ainda muitas pessoas desconhecem as diferenças entre vegetarianismo e veganismo. Vamos lá ver.
Definições dos conceitos
Veganismo:
O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. (…) dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, lacticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.
Vegetarianismo:
O vegetarianismo é um estilo de alimentação de base vegetal, que exclui carne e peixe e que pode ou não incluir derivados de origem animal (ex. leite, ovos, etc.).
Associação Vegetariana Portuguesa
Então quais são mesmo as diferenças entre vegetarianismo e veganismo?
Basicamente, uma pessoa vegan exclui do seu estilo de vida (sempre que possível e praticável) tudo o que tenha origem animal, que tenha sido testado em animais ou que contribua, de alguma forma, para a exploração animal. Isto quer dizer que, a nível de alimentação, não comem, para além da carne e peixe, ovos, lacticínios, mel e até mesmo óleo de palma, que contribui para a desflorestação e, por conseguinte, a destruição dos habitats naturais de muitas espécies. Também a nível do vestuário e calçado, é excluído o couro e outros produtos de origem animal, assim como na decoração para a casa. Os cosméticos e fármacos testados em animais também são excluídos, bem como as formas de entretenimento, como zoológicos, circos com animais e, especialmente, as touradas.
Por outro lado, os vegetarianos praticam uma alimentação vegetal, sem carne nem peixe. Portanto, o vegetarianismo é mais focado na alimentação do que nos outros aspectos da vida.
É importante referir que, dentro do vegetarianismo, existem subgrupos:
- Ovo-lacto-vegetariano: consome lacticínios e ovos;
- Lacto-vegetariano: consome lacticínios mas não ovos;
- Ovo-vegetariano: consome ovos mas não lacticínios;
- Vegano: não consome ovos nem lacticínios (falando apenas da questão da alimentação).
Como é mais difícil usar estas diferentes terminologias no dia-a-dia, usa-se mais os termos vegan e vegetariano, para simplificar.
Em suma, as diferenças entre vegetarianismo e veganismo baseiam-se no seguinte:
Os veganos excluírem qualquer produto de origem animal, testado em animais ou que tivesse contribuído para a exploração de animais;
Os vegetarianos seguem um regime alimentar que exclui carne e peixe.
Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!
Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.