Panetone vegan

Panetone vegan

O panetone é uma das receitas mais tradicionais de Natal. Obviamente, tem de haver a opção de panetone vegan! Veja a receita abaixo.

Receita de panetone vegan “tradicional”

Ingredientes

Para o fermento

50 gramas de fermento fresco

150 gramas de água

300 gramas de farinha

Para a primeira massa

200 gramas de fermento de chef

160 gramas de leite de amêndoa

300 gramas de farinha de aveia rica em glúten

50 gramas de amido de milho

100 gramas de farinha de trigo branca

120 gramas de açúcar refinado

3 colheres de chá tapioca + 9 colheres de chá com água

100 gramas de manteiga

1 colheres de café açafrão

Para a segunda massa

100 gramas de farinha de trigo branca

Extracto de baunilha q.b.

100 gramas de cana

25 gramas de xarope de agave

8 gramas de sal

70 gramas de água

150 gramas de manteiga

1 raspa de limão

1 raspa de laranja

250 gramas de uvas passas

Para enfeitar

Amêndoas q.b.

Pepitas de açúcar (opcional)

Preparação

Comece por preparar o fermento. Aos 50 gramas de fermento, adicione 50 gramas de água e 100 gramas de farinha e faça uma bola. Repita 3 vezes, ou seja, a cada 3-4 horas.

O fermento pode ser usado quando triplicar de volume em 3 horas. Nesta receita, vamos usar apenas 200 g do fermento feito e o restante fresco pode ser usado noutra receita.

Em seguida, prepare a primeira massa. Dilua 200 gramas de fermento no leite de amêndoa. Despeje a farinha de tapioca e a água, bem como a farinha e o açúcar e comece a amassar na batedeira.

Quando se começar a formar uma bola, adicione a manteiga em pedaços à temperatura ambiente e o açafrão. Depois de amassar a massa por um longo tempo, fica uma massa homogênea, flexível e elástica. Se necessário, ajude o robô removendo a massa das bordas do robô usando uma espátula. Amasse a massa por um longo tempo para obter um bom resultado, cerca de 20 a 30 minutos.

Cubra e deixe descansar durante a noite, 10 a 12 horas no mínimo. A massa triplicará de volume, ficará muito arejada e cheia de bolhas no interior. Se a massa não aumentar o suficiente, deixe crescer por mais 3 horas. Durante a noite, ponha as uvas passas de molho.

Depois, chega a parte da segunda massa. Com um raspador de massa, alise a mistura obtida. Junte 100 gramas de farinha e extrato de baunilha. Amasse por dez minutos. Em seguida, coloque 100 gramas de açúcar e 25 gramas de xarope de agave. Amasse até incorporar todo o açúcar.

Adicione 150 gramas de manteiga amolecida em temperatura ambiente aos pedaços. Amasse por um longo tempo, até que toda a manteiga esteja bem incorporada na massa. Depois, adicione 70 gramas de água e amasse.

Adicione as raspas de limão e de laranja, bem como os decorativos secos, bem drenados e amasse por mais 3 ou 4 minutos, acrescentando-os à massa. Cubra e deixe descansar por 60 minutos.

Após esta hora, despeje toda a massa numa panela grande de “panetone” ou em duas menores, pois massa é muito elástica. Deixe crescer por 5 a 6 horas, enquanto a massa triplica de volume. Ficará muito pegajosa, líquido e arejado, cheia de bolhas de ar. Portanto, preste atenção às mudanças repentinas de temperatura que podem causar a queda da massa.

Se preferir, coloque moldes no forno (desligado) com a luz acesa para criar boas condições de crescimento.

Polvilhe com açúcar granulado e amêndoas. Em seguida, leve ao forno a 175°C por 60 minutos. Note que o tempo de cozedura depende do tamanho do panetone.

Deixe o panetone esfriar durante a noite (12 a 24 horas). Após este tempo, já está pronto o panetone vegan!

Close Menu