Hoje é o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora todos os anos a 16 de Outubro. Este dia foi escolhido por ter marcado a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. A celebração deste dia foi estabelecida em 1979, pelos países presentes na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
No Dia Mundial da Alimentação, realizam-se actividades relacionadas com nutrição e alimentação, em cerca de 150 países, incluindo Portugal.
Objectivos do Dia Mundial da Alimentação
O principal objectivo é alertar para as questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. De acordo com a UNICEF, mais de 5,5 milhões de crianças, com idades superiores a 5 anos, morrem anualmente por culpa da desnutrição.
Os objectivos deste dia são:
- Consciencializar as pessoas para o problema da fome no mundo;
- Chamar a atenção para a produção agrícola de alimentos, bem como estimular os esforços multilateriais para este fim;
- Promover a transferência de novas tecnologias para os países em vias de desenvolvimento;
- Fortalecer a solidariedade internacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza, dedicando maior atenção ao progresso da agricultura;
O problema da má alimentação
Segundo o website oficial deste dia, os hábitos de alimentação mudaram muito, devido à globalização, urbanização e crescimento económico.
Antes, a dieta era baseada em pratos ricos em vegetais e fibras. Hoje em dia, a alimentação exagera nos hidratos de carbono refinados, açúcares, gorduras, sal, comidas processadas, carne e outros produtos de origem animal. Nas áreas urbanas, é comum o consumo de fast food e take-away, bem como se demora menos tempo a preparar as refeições em casa.
Estes hábitos não saudáveis, combinados com a vida sedentária, aumentaram os casos de obesidade, não só nos países desenvolvidos, mas também nos países em desenvolvimento, onde a fome e a obesidade coexistem. No mundo, cerca de 670 milhões de adultos e 160 milhões de crianças e adolescentes são obesos, enquanto cerca de 820 milhões de pessoas passam fome.
Vale a pena realçar que as dietas não saudáveis aumentam o risco de doenças, nomeadamente cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro.
Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!
Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.