Hoje é o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, celebrado todos os anos a 10 de Dezembro.
No dia 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas ratificou a Declaração dos Direitos do Homem. Contudo, neste mesmo dia pretende-se alertar que todos os animais, além dos humanos, merecem direitos. A ideia é alargar os direitos fundamentais a todos os animais.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi adoptada pela Liga Internacional dos Direitos do Animal em 1977, tendo sido proclamada no ano seguinte. Posteriormente, foi aprovada pela Organização de Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).
Inclui 14 artigos que tratam a defesa dos direitos dos animais. Nestes artigos, estão referidos temas como os mais tratos, o abate e o abandono. É também mencionado que os animais têm direito a ser livres e a seguir as suas vidas conforme a sua natureza. Além disso, não são propriedade dos humanos, pelo que devem estar livres de escravidão, exploração, opressão, vitimização, brutalidade, abuso e qualquer outro mau trato.
Clique aqui para ler a carta completa.