As especiarias dão sempre aquele toque delicioso a qualquer prato, assim como as ervas aromáticas. São muito úteis para qualquer cozinhado! Por isso, o artigo de hoje mostra uma lista de especiarias e ervas aromáticas imprescindíveis para a sua cozinha.
Lista de especiarias e ervas aromáticas
Açafrão
É nativo da floresta asiática, principalmente da Índia, e amplamente cultivado em climas tropicais. É muito usado em pratos de arroz e para dar coloração amarela à comida.
Alecrim
É uma erva aromática do Mediterrâneo, sendo usado tanto na culinária, como na medicina e perfumaria. O seu consumo traz imensos benefícios para a saúde, entre eles, pressão arterialregulada, digestão mais tranquila e evita os gases intestinais.
Anis
Pode ser usado para combater os gases intestinais, bem como para auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, como gripe e constipações.
Baunilha
É usada como aromatizante, obtida das orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Muito usada especialmente em sobremesas.
Canela moída
A canela tem acção revigorante no organismo, pois estimula os sistemas gastrointestinal, circulatório e respiratório.
Caril
Este condimento de origem indiana mistura alho, gengibre, curcuma, açafrão, funcho, cominhos, coentros, noz-moscada, pimenta e canela. No entanto, há vários tipos de caril.
Coentros
Os coentros são uma planta aromática digestiva e calmante, ajudando a combater a fadiga e as enxaquecas.
Colorau ou pimentão-doce
De cor avermelhada, é muito usado na culinária para dar cor aos alimentos. Também tem benefícios para a saúde, como protecção contra os raios UV, acção antioxidante, acção anti-inflamatória e também cicatrizante.
Cominhos
Com um sabor agradável e aroma acentuado, os cominhos são oriundos do Mediterrâneo Oriental e do Egipto.
Cravos-da-Índia
Também conhecido como cravinho, tem propriedades medicinais também é uma importante fonte de nutrientes, como vitamina A e vitamina.
Gengibre
O gengibre é muito usado para ajudar a emagrecer, bem como a combater a má digestão, azia, enjoo, gastrite, problemas de circulação sanguínea e colesterol alto.
Louro
É uma das ervas aromáticas mais usadas em todo o mundo e em muitos pratos. O ideal é colocar o louro no início da cozedura e retirá-lo quando se servir o prato, pois a sua ingestão pode causar problemas no estômago ou no intestino.
Manjericão
É uma planta muito aromática com folhas perfumadas. Pode ser adicionado a saladas, sopas, sandes e outros pratos.
Noz-moscada
É originária da Indonésia e da Índia e usada em diversos pratos, com batata, cogumelos, legumes e muito mais.
Orégãos secos
Esta erva aromática confere um sabor único a diversos pratos, trazendo também benefícios para a saúde. É perfeito para pratos de tomate, pimento, beringela e massas.
Pimenta
Preta, branca, rosa, do reino, cayenne… Há diversos tipos de pimenta, umas com sabor mais forte, outras nem tanto. Ideais para dar um toque picante a qualquer prato.
Salsa
Ideal para dar um toque fresco aos seus pratos, a salsa é também usada a nível medicinal. Ajuda no tratamento de doenças renais, gases intestinais, prisão de ventre e retenção de líquidos.
Tomilho seco
Esta erva aromática também é muito usada nas mais variadas refeições. Também tem propriedades boas para a saúde, pois ajuda a aliviar cólicas, dores de estômago, infecções na pele e muito mais.
Pegue nesta lista de especiarias e não se esqueça de adicionar nenhuma à sua cozinha! Torne os seus pratos mais saborosos!
Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!
Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.