O veganismo tem crescido imenso nos últimos anos e não é por acaso que é a tendência de 2019. No entanto, ainda há muitos mitos sobre o veganismo, pois as pessoas em geral ainda não estão muito esclarecidas acerca do nosso estilo de vida.
Mitos sobre o veganismo
MITO #1: O vegetarianismo e o veganismo são iguais
Por um lado, o vegetarianismo existe por questões éticas, mas também pode ser adoptado por questões de saúde. Por outro lado, o veganismo foca-se nas questões éticas, pela não exploração animal, implicando uma dieta e estilo de vida mais radicais. Apesar de os vegetarianos não consumirem carne nem peixe, consomem outros produtos de origem animal, como ovos, mel e lacticínios. Já os vegan não usam qualquer produto de origem animal, não só na comida, como também roupa, medicamentos, calçado, etc.
MITO #2: A alimentação vegana não tem proteínas.
Existem muitas proteínas de origem vegetal nos feijões, grão-de-bico, cogumelos, brócolos, soja e muito mais. Veja o artigo sobre fontes de proteína vegetal.
MITO #3: A alimentação vegana tem deficiência de cálcio.
Este é um dos mais usuais mitos sobre o veganismo. É verdade que o leite de vaca é uma relevante fonte de cálcio. No entanto, existem muitas bebidas vegetais e outros alimentos com cálcio. Veremos isto em artigos futuros.
MITO #4: As crianças não podem ser veganas.
As crianças podem sim ser veganas, desde que a alimentação seja muito bem planeada, com acompanhamento de nutricionistas e muito cuidado.
MITO #5: Os veganos não conseguem ganhar massa muscular.
Ainda muita gente acredita que os veganos ão conseguem ganhar massa muscular. Porém, os cereais, como arroz, milho e aveia, assim como as leguminosas, como feijão ou soja, são boas fontes de proteínas, podendo-se igualar à carne e aos ovos.
MITO #6: As pessoas veganas ficam doentes mais depressa.
Qualquer pessoa pode ficar doente, ninguém está 100% imune. No entanto, estudos indicam que os veganos ficam doentes com menos frequência, graças à alimentação saudável e equilibrada.
MITO #7: A dieta vegana é para quem pode pagar.
Com o crescimento do veganismo, há imensos produtos disponíveis no mercado com preços mais razoáveis, facilitando a vida dos veganos. Além disso, há alimentos que toda a gente usa que não são assim tão caros, como arroz, milho, grão-de-bico, legumes, entre outros.
MITO #8: Os veganos conseguem perder muito peso.
Dieta vegana não é sinónimo de baixo teor de gorduras, pois podemos encontrar alimentos fritos, bolos com açúcar, etc.
MITO#9: A alimentação vegana não é boa para a saúde.
Pelo contrário! Os veganos conseguem ter menos quantidade de colesterol no organismo e menos chances de desenvolver leucemia.
MITO#10: Os veganos só comem salada
Este é o mito mais clássico. Existem muitas receitas na internet, que incluem muitos alimentos de origem vegetal. Quase toda a gente tem internet em casa, portanto só não vê quem não quer ver. Basta fazer uma pesquisa e encontrar montes de receitas!
Estes são os mais comuns mitos sobre o veganismo, mas certamente existem muitos mais!
Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!
Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.