As bebidas alcoólicas fazem parte do estilo de vida quotidiano de várias civilizações há milhares de anos. Por isso, o consumo de álcool está intrinsecamente ligado a várias culturas e costumes de diferentes povos. Assim, podemos afirmar que a presença do álcool é muito importante na vida social.
Com a ascensão do veganismo, tem-se tornado importante saber a origem das diferentes bebidas alcoólicas, nomeadamente se possuem produtos de origem animal ou não. Pois o estilo de vida vegan não exclui as bebidas alcoólicas em geral, mas sim somente as de origem animal.
Tradicionalmente, sempre foram usados produtos de origem animal na produção de bebidas alcoólicas. No entanto, existem algumas bebidas 100% vegetais. Vamos ver quais são mais abaixo.
Como saber se a sua bebida alcoólica é vegana?
Para auxiliar a comunidade vegana em geral, foi criado um banco de dados, o Barnivore. Este banco tem uma lista de mais de 20.000 nomes de bebidas alcoólicas. Tem de escrever o nome da bebida e verificar se apresenta um ícone vermelho ou verde. Se for vermelho, não é vegan; se for verde, pode consumir à vontade.
Outro banco de dados que pode usar é o Lokobeer, destinado somente a cervejas. Pode escrever o nome da cerveja ou procurar por país.
Cervejas veganas
A cerveja resulta da fermentação alcoólica pró uma levedura seleccionada, de um mosto obtido através de vegetais. No entanto, a estas adiciona-se outras matérias ou aditivos que, às vezes, são de origem animal.
Geralmente, as cervejas condicionadas em barris (tradicionalmente inglesas) são clarificadas com isinglass, uma substância obtida da bexiga-natatória dos peixes de água doce. Assim, as refinações aceleram o processo.
Contudo, outras cervejas em barris, lata e algumas engarrafadas já são filtradas sem recorrer ao uso de substâncias de origem animal. As cervejas à venda em Portugal são maioritariamente vegan. No entanto, no seu fabrico pode ser usada gelatina de porco.
A Super Bock Group e a Cental de Cervejas garantem que nos seus produtos não são usadas substâncias animais. Tanto os produtos principais como os aditivos são de origem vegetal.
Algumas marcas de cervejas de origem vegetal:
- Super Bock
- Jansen
- Imperial
- Golden Beer
- Topázio
- São Jorge
- Budweiser
- Kronenbourg
- Wilford
- Nortada
Vinhos veganos
Muitos vinhos, depois da fermentação, são refinados e clarificados a partir do sangue (actualmente é raro o seu uso), medula óssea, quitina, albumia de ovo, gelatina, óleo de peixe, entre outros. As alternativas vegetais incluem pedra calcária, caulino, gel de sílica e placas vegetais.
Alguns vinhos veganos:
- Quinta das Arcas
- Porto Dalva LBV
- Quinta da Comenda
- Bacalhôa
- Cabeça de Gaio
- Casa de Vilacetinho
- Pato Frio
Bebidas espirituosas veganas
A maioria das bebidas espirituosas não inclui substâncias de origem animal. Inclusive a vodka, antigamente com substâncias animais, hoje em dia é filtrada com carvão de lenha.
Há que ter atenção às marcas que usam o aditivo E120 (insectos esmagados para obter o corante vermelho), como Martini Rosso e Campari. Outras marcas usam açúcar de cana refinado, que ainda é muitas vezes refinado com ossos de bovinos.
Algumas bebidas espirituosas de origem vegetal:
- Cockspur Rum
- J&B Whisky
- Cointreau
- Gilbeys Gin
- Jack Daniels
- Popov Vodka
- Sappline Gin
- Croft Vintage Port
- Singleton Whisky
- Malibu
- Smirnoff vodkas
- Southern Comfort
Quer ler mais artigos interessantes? Clique aqui para ler mais curiosidades!
Se quiser conhecer receitas maravilhosas, clique aqui.